Cult Linux

cinema, literatura e música no universo livre

Como inventoriar o Hardware do seu PC

Posted by maira albuquerque em 6 março 2008

Lá está você, doido pra comprar aquele periférico cheio de pré-requisitos pro seu computador e sem saber qual a sua configuração de hardware. O que fazer?

No Windows é fácil: Everest. Um programinha rápido e descomplicado, que te diz exatamente o que existe dentro da sua CPU. Mas e no Linux?

Bom, no Linux a coisa não é muito diferente não. Precisei de um programinha desses essa semana, e descobri que existem muitas e boas opções para os pingüins. Porém, por alguma razão bizarra, não consegui usar quase nenhuma dessas opções.

O Kinfocenter e o Harddrake, que já vêm com o PCLinuxOS (minha distro do coração), não me ajudaram muito. O primeiro travou meu computador e o segundo não é tão abrangente quanto eu gostaria.

Fiz várias buscas na internet e cai no Hardinfo. Só comentários legais acerca deste software. Mas adivinha só? Travou meu computador. E quando eu digo que travou, é porque travou mesmo. Travou o Kde, travou o mouse, travou meu HD… ainda deixei o computador ligado por umas 3 horas, pra ver se não era mal humor da máquina, mas não era não. Só com o botão Reset consegui me livrar dessa cilada!

Já estava ficando desesperada quando finalmente encontrei a solução dos meus problemas: lshw.

lshw

O funcionamento é muito simples: basta abrir o konsole como super usuário (root) e digitar lshw. O resultado sairá na tela, como mostra a figura acima.

O lshw também tem um modo gráfico muito interessante e intuitivo. Para usar, basta digitar o comando lshw -X. Isso abrirá uma janela como a mostrada abaixo. Basta ir dando dois cliques nos componentes do seu computador para exibir informações sobre eles.

lshw -X

Finalmente, o lshw também pode gerar o resultado em html. Basta digitar o comando lshw -html e o resultado sairá no próprio konsole. Aí, é só copiar e colar no seu editor de texto/html preferido e salvar.

lshw -html

Para saber mais sobre essa pequena e poderosa ferramenta, visite o site do projeto: http://ezix.org/project/wiki/HardwareLiSter

2 Respostas to “Como inventoriar o Hardware do seu PC”

  1. Leandro said

    Olá! Qual versão do HardInfo que ocasionou o travamento? Recebi um bug report similar, onde o X morria, mas não consegui encontrar a causa; mas isso já faz tempo, na versão 0.4.1 — o programa já está na 0.4.2.3…

  2. Oi Leandro,

    A versão do Hardinfo que travou meu PC foi a 0.4.2.2, disponível nos repositórios do PCLinux OS. Não tentei compilar os sources. Posso fazer essa experiência e avisar se funcionar direitinho.

    Abraço,
    Maira

Deixe um comentário

 
